quinta-feira, 13 de junho de 2013

Introdução

Imagem

História 

Petróleo ( do latim petrus = pedra e oleum = óleo) é um líquido oleoso retirado de rochas subterrâneas. É uma combinação complexa de hidrocarbonetos ( átomos de carbono e hidrogênio) e composto não hidrocarbônicos tais como, nitrogênio, oxigênio e enxofre. Possui uma densidade menor do que da água, a coloração varia entre preto e laranja-amarelo, é um fonte de energia não renovável ( fóssil) e matéria-prima nas indústrias petrolíferas e petroquímicas. Em função da sua coloração e valor econômico é conhecido como “Ouro Negro”. 


Há registros de que o petróleo é utilizado pelo homem desde a antiguidade ( aproximadamente 4 mil anos A.C). Foi utilizado na torre de Babel, Arca de Noé, pelos egípcios na pavimentação de estradas, pelos fenícios, chineses na perfuração com bambu, entre outros. Na década de 1850, descobriu-se que o petróleo podia ser extraído do carvão e do xisto betuminoso e a primeira perfuração ocorreu em 1859, na Pensilvânia. O poço revelou-se produtor e a data passou a ser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera. 

Imagem

No Brasil, o primeiro poço foi perfurado na década de 1930, no Recôncavo Baiano. Em 1938, a discussão sobre o uso e a exploração dos recursos do subsolo brasileiro viabilizou a criação do CNP - Conselho Nacional do Petróleo. Na década de 1950, foi oficializada a criação da empresa estatal “Petróleo Brasileiro S.A.” ( Petrobrás), monopólio na atividade petrolífera. 
No ano de 1968, a empresa passou a desenvolver um projeto de extração iniciando a exploração de petróleo em águas profundas. 
Com o passar do tempo, o Brasil se tornou uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas. No ano de 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de exploração petrolífera na chamada camada pré-sal. 
Após a utilização deste na vida urbana ( iluminação e transporte), foi incorporado na área industrial ( combustível para as máquinas) e outras infinitas utilizações, e por isso, é muito importante no nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário