sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Carvão Mineral como fonte de matéria-prima

O carvão mineral apresenta outras finalidades além da fonte de energia assim como o petróleo, como por exemplo, na indústria de produtos químicos orgânicos, como piche, asfalto, eletrodos para baterias, corantes, plásticos, naftalina, inseticidas, tintas, benzeno e náilon. 
No Brasil 6% do consumo de carvão são na indústria de cimento, 4% na indústria de papel celulose e 5% nas indústrias de cerâmica, alimentos e secagem de grãos. E por se tratar de carvão de baixo poder calórico e quantidade de cinza elevada, isto é, de pouca qualidade, é viável para produção de indústrias siderúrgicas. 
O aproveitamento é realizado através da destilação seca, destilação destrutiva ou pirólise, que consiste no aquecimento de (600ºC a 1000ºC) na ausência de oxigênio. Formam-se substâncias líquidas e gasosas, que são liberadas, e resta um resíduo sólido rico em carbono. 
Gases: A mistura gasosa é aproveitada como combustível. Constitui-se de H2, CH4, CO, CO2, C2H6, NH3 H2S. 
Líquidos: Os compostos líquidos podem ser divididos em dois grupos as águas amoniacais e o alcatrão. O nome do primeiro é devido à mistura de substâncias contendo nitrogênio que podem ser utlizadas como fertilizantes. Assim como a turfa, e que a concentração e a multiplicação do teor de carbono da origem ao linhito, que é empregado na siderurgia, como redutor, devido à capacidade de ceder oxigênio para combustão como matéria-prima na carboquímica.
Esquema de aproveitamento 
Sólidos: O excedente sólido contém um alto teor de carbono, recebe o nome de coque e é empregado no processo de obtenção de ferro nas indústrias siderúrgicas.  E é adquirido através da hulha, sendo esta uma das variedades do carvão, composta de carbono, restos vegetais parcialmente conservados, elementos voláteis, detritos minerais e água e empregado tanto como combustível quanto como redutor de óxidos de ferro e, graças a suas impurezas, na síntese de milhares de substâncias de uso industrial. 
O antracito, a última variedade de carvão possui alto teor de carbono fixo, compostos voláteis e é rígido e resistente a queima é utilizado na metalurgia, na fabricação de eletrodos e de grafita artificial.

Referências bibliográficas
  • http://cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/carvao.html
  • http://www.mundoeducacao.com/geografia/carvao-mineral-no-brasil.htm
  • http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fontes-de-energia-2-carvao-petroleo-gas-agua-e-uranio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário