sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O carvão mineral no mundo

A principal base para a industrialização do mundo foi o carvão mineral, utilizado como matéria energética pelos países pioneiros de industrialização, como Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e França, que possuem boas reserva
Com o desenvolvimento da indústria automobilística no século XX, pouco a pouco o carvão foi cedendo lugar ao petróleo como grande fonte de energia mundial. Apesar de o consumo mundial estar em declínio desde o início dos anos 90, no final de 1994 começaram a ser verificadas retomadas no mercado internacional. Seu crescimento no mercado envolveu os volumes produzidos e consumidos por diversos países, além dos preços específicos do mercado. 
Em 1880, cerca de 97% da energia consumida no mundo era proveniente do carvão, mas, em 1970, somente 12% desse total vinha deste recurso natural. Após a crise do petróleo, em 1973, a elevação dos preços do óleo fez com que o carvão fosse novamente valorizado, ao menos em parte, e seu consumo voltou a subir um pouco, representando aproximadamente 23% da energia total consumida no mundo, em 2004. 
Hoje o carvão mineral é bastante usado para produzir energia elétrica em usinas termelétricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas. Nos grandes produtores mundiais desse recurso estão Estados Unidos, China, Cazaquistão, Rússia, Polônia, Índia, Alemanha, Austrália e África do Sul.s carboníferas.  


Imagem 
(*): Tempo que as reservas durariam, sem novas descobertas e com o nível de produção de 2002. 
Fonte: BP Amoco, 2003. 





Consumo mundial de carvão mineral em 2002 (milhões de tEP) 
Imagem 

Reservas mundiais de carvão mineral - situação em 2002 (milhões de toneladas)Imagem 


Nenhum comentário:

Postar um comentário